Notícias

Vereadores de Sumaré aprovam projetos em regime de urgência e moções durante a 15ª sessão ordinária

  • Categoria: SUMARÉ
  • Publicação: 15/05/2025 10:58
  • Autor: Fonte: Câmara Municipal de Sumaré

A Câmara Municipal de Sumaré realizou, nesta terça-feira (13), a 15ª sessão ordinária de 2025. Durante a reunião, os vereadores se reuniram em plenário para debater e votar projetos de lei, requerimentos e moções. Todos os itens da Ordem do Dia foram retirados de pauta devido à apresentação de emendas, mas cinco projetos de lei foram aprovados em regime de urgência.

Entre os projetos aprovados está o PL nº 313/2025, de autoria do vereador Allan Sangalli (PSB), que dá o nome de “Arena Kanindé” ao campo de futebol do Parque Bandeirantes, localizado na Rua Alair Moreira, em homenagem a Lucas André Levindo Augusto, conhecido como Kanindé. Já o PL nº 328/2025, do vereador Tião Correa (PSDB), denomina como “Escola Municipal Profª Shirley Gordo Gonzales” a unidade escolar no Parque Residencial Regina.

Outros três projetos de autoria do prefeito Henrique do Paraíso também foram aprovados. Os PLs nº 331 e 332/2025 autorizam a abertura de crédito adicional suplementar nos valores de R$ 1.599.006,52 e R$ 74.457,65, respectivamente. Já o PL nº 333/2025 modifica dispositivos da Lei Municipal nº 4.880/2009, que trata dos Empreendimentos Habitacionais de Interesse Social (EHIS).

Requerimentos

Dois requerimentos foram apresentados, mas acabaram rejeitados em plenário. De autoria dos vereadores Wellington Souza (PT), Rodrigo Digão (União Brasil), Lucas Agostinho (União Brasil) e Rudinei Lobo (PSB), os documentos buscavam esclarecimentos sobre ações da Prefeitura.

O Requerimento nº 46/2025 solicitava informações sobre a compra de ovos de Páscoa (contrato administrativo nº 8/2025). Já o Requerimento nº 47/2025 tratava da contratação de uma empresa especializada para reestruturação administrativa e revisão do plano de cargos e carreiras do funcionalismo público. Ambos receberam apoio apenas dos autores.

Moções

A sessão também foi marcada pela aprovação de cinco moções de congratulação. O vereador Professor Edinho (Republicanos) homenageou os garis de Sumaré. Já Dudu Lima (Cidadania) reconheceu o trabalho de Antônio de Moura Nicolau, o “Ciclista do Brasil”, e do Núcleo de Inclusão da Secretaria Municipal de Educação. Wellington Souza homenageou o senhor Laerte Muniz da Silva, e Welington da Farmácia (MDB) parabenizou a Prefeitura pela realização do Feirão do Emprego.

Também foi aprovada, por diversos vereadores, uma moção de aplauso ao Dr. Maxwell Borges de Moura Vieira, pela posse como Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP).

Uma moção de apelo apresentada por Wellington Souza, solicitando ao governador Tarcísio de Freitas a manutenção da gestão do Hospital Estadual de Sumaré (HES), foi rejeitada por 11 votos contrários.

Por fim, foram aprovadas moções de pesar pela morte do professor e ex-vereador Manoel Antônio da Silva e da senhora Maria José Rodrigues de Oliveira, ambas apresentadas pela Mesa Diretora.

O registro completo da sessão pode ser conferido no canal da Câmara no YouTube: youtube.com/@CamaraSumare. Já os documentos discutidos estão disponíveis no site oficial da Câmara: sumare.siscam.com.br/sessoes.