Partido de Milei desbanca adversários nas eleições legislativas de Buenos Aires
- Categoria: INTERNACIONAL
- Publicação: 19/05/2025 14:18
- Autor: Fonte: gazetadopovo.com.b
O partido La Libertad Avanza (LLA), que ganhou visibilidade nacional na Argentina após a vitória do presidente Javier Milei, em 2023, agora comemora um novo ganho histórico nas eleições legislativas de Buenos Aires.
A legenda venceu a corrida eleitoral deste domingo (18), encerrando quase duas décadas de domínio do PRO (Proposta Republicana), do ex-presidente Mauricio Macri.
O porta-voz da Casa Rosada, Manuel Adorni, foi o nome mais votado no pleito, com 30,16% dos votos. O peronismo, de esquerda, representado por Leandro Santoro, ficou em segundo lugar com 27,35%. A candidata do partido de Macri, Silvia Lospennato, alcançou o terceiro posto, com 15,92% dos votos.
Além do impacto imediato em Buenos Aires, o resultado fortalece o presidente Javier Milei na eleição de meio de mandato, planejada para outubro. A vitória histórica também posiciona o LLA como a principal força de oposição à esquerda na Argentina.
Milei comemora vitória: "Dia histórico"
Logo após os resultados serem divulgados, neste domingo (18), o presidente Javier Milei classificou o dia como "histórico".
"A verdade é que hoje é um dia histórico e crucial para as ideias de liberdade. O bastião amarelo foi pintado de roxo, e agora temos que pintar o país", exclamou o mandatário argentino do bunker do partido no poder, no Hotel Libertad, ao lado de quase todos os seus ministros e outras autoridades da legenda.
Milei continuou: "Mas, sem dúvida, esse trabalho e essa vitória têm líderes claros. Quero agradecer a toda a equipe do governo, porque, entendendo o desafio histórico, cada um dos ministros se dedicou totalmente à campanha", acrescentou Milei durante a eufórica celebração, mencionando dois nomes com destaque na jornada: Santiago Caputo, seu assessor de economia, e Karina Milei, sua irmã, chamada de "a Chefe" pelo presidente, e Secretária-Geral da Presidência argentina.
Adorni, o candidato que venceu as eleições legislativas, também discursou no evento político. Ele comemorou sua vitória nas eleições e declarou: "Não foi apenas uma eleição local".
"O que escolhemos hoje foram dois modelos. O modelo da casta, o modelo do privilégio, o modelo da minoria e o modelo da liberdade. E hoje, senhoras e senhores, a liberdade venceu mais uma vez", declarou o grande vencedor da noite.
Karina Milei também recebeu a palavra para explicar o que a vitória significa para a LLA. “Que bom estar de volta aqui, e mais uma vez com uma vitória. De fato, as forças do céu estavam do lado deles novamente. Era o Kirchnerismo ou a liberdade, e o povo de Buenos Aires escolheu a liberdade. Obrigada, obrigada, obrigada”, afirmou.
Leia Mais
27/11/2025 10:13
VLT de Campinas prevê ligação com Viracopos em 27 minutos
26/11/2025 09:17
Escândalo Educação Justiça coloca sob sigilo investigação contra ex-secretário da gestão Dalben
Processo apura fraudes e propina em contratos da gestão de Luiz ; PF aponta sobrepreço e direcionamento de licitações
26/11/2025 09:12
SEGURANÇA E EDUCAÇÃO: Sumaré forma 180 alunos do PROMAD na EMEF Neusa de Souza Campos
Programa municipal reforça prevenção às drogas e une escolas, famílias e poder público
26/11/2025 09:09
FISCALIZAÇÃO: Câmara pode abrir CEI para apurar indícios de fraudes na Educação
Presidente Hélio Silva sugere investigação legislativa após operações da PF em Sumaré
16/11/2025 13:26
R$ 28 mi: Organização que ofereceu cargo a Janja fecha acordo para COP-30, diz jornal
Em 2023, a OEI deu início a uma movimentação com o governo de Luis Inácio Lula da Silva para a criação de um cargo que seria ocupado pela primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja