Notícias

Hospital Estadual de Sumaré participa de mutirão de cirurgias ortopédicas

É a única unidade de saúde da região de Campinas selecionada para integrar a ação do governo estadual
  • Categoria: SUMARÉ
  • Publicação: 24/05/2025 10:19
  • Autor: Fonte: Eliane Santos/[email protected]

O Hospital Estadual de Sumaré (HES) é o único da Região Metropolitana de Campinas que participa do mutirão de cirurgias ortopédicas, ação do governo estadual que tem o objetivo de ampliar a oferta do procedimento nas regiões da Grande São Paulo, Campinas, Sorocaba e Piracicaba. A previsão é que mais de quatro mil cirurgias serão realizadas até setembro, quando termina a ação iniciada em abril deste ano. Somente o HES será responsável por 50 procedimentos no prazo de seis meses. De acordo com a coordenadora de Saúde da Secretaria Estadual, Marcela Pégolo, o repasse extra do governo é de R$ 931 mil, o que equivale a R$ 155 mil mensais. No Hospital de Sumaré foram realizadas 1.564 procedimentos em ortopedia durante todo o ano passado.

A ação envolve outros 24 hospitais da rede estadual e contempla cirurgias como artroplastias de quadril e joelho, correções de fraturas e outros procedimentos de média e alta complexidade. Segundo Marcela, o mutirão também inclui pacientes que já possuem alguém tipo de prótese e que necessitam de revisão, uma vez que as próteses têm prazo de validade.

De acordo com a nota divulgada pelo Estado, não será necessário novo cadastro. A convocação dos pacientes será feita diretamente pelas unidades, com base na fila de espera existente. No entanto, a Secretaria da Saúde não informou quantas pessoas estão na fila aguardando por algum tipo de intervenção cirúrgica ortopédica. “A Secretaria esclarece que as filas de espera para consultas, cirurgias, exames e procedimentos estão descentralizadas. A atual gestão trabalha para identificá-las e unificá-las, com o objetivo de ampliar os atendimentos e reduzir a demanda de espera, sempre respeitando os critérios de urgência e emergência”, cita a nota enviada ao Correio Popular.

Com o investimento adicional, a pasta busca ampliar a capacidade de atendimento da rede e reduzir o tempo de espera. A iniciativa integra o conjunto de ações estratégicas do governo de para expandir o acesso à assistência especializada. “Em comparação com 2022, São Paulo aumentou em 9% o volume de cirurgias ortopédicas no Estado. Esse crescimento mostra que os investimentos já apresentam resultados concretos, especialmente, após o represamento causado pela pandemia”, disse o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva.

Participam da iniciativa de cirurgias ortopédicas os Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, Hospital Estadual de Diadema, Hospital Estadual de Sapopemba, Hospital Estadual de Vila Alpina, Hospital Estadual Dr Albano da Franca Rocha Sobrinho, Hospital Estadual Mário Covas, Hospital Estadual Sumaré, Hospital Geral de Carapicuíba, Hospital Geral de Guarulhos, Hospital Geral de Itapecerica da Serra, Hospital Geral de Itapevi, Hospital Geral de Itaquaquecetuba, Hospital Geral de Pedreira, Hospital Geral de Vila Penteado, Hospital Geral do Grajaú, Hospital Geral Pirajussara, Hospital Geral Santa Marcelina do Itaim Paulista, Hospital Geral de Taipas, Hospital Regional de Cotia, Hospital Regional de Jundiaí, Hospital Regional do Alto Tietê, Hospital Regional Rota dos Bandeirantes, Hospital Regional de Sorocaba, Conjunto Hospitalar Sorocaba e Hospital Regional de Piracicaba.

Dados fornecidos pelo Estado apontam que entre 2022 e 2024 houve aumento de 30% na realização de cirurgias de alta complexidade. As de aparelho da visão tiveram crescimento de 40% com 7.227 pacientes a mais sendo atendidos. As cirurgias de mama aumentaram 30%, com 786 mulheres a mais que realizaram o procedimento. Já as cirurgias oncológicas cresceram 25%, com 6.306 pacientes a mais atendidos pelo SUS.