Notícias

Prefeito de Nova Odessa Cláudio Schooder (o Leitinho), participa do lançamento de campanha do TJ pela 1ª Infância, com videoclipe do rap da juíza Michelli Changman

  • Categoria: NOVA ODESSA
  • Publicação: 16/05/2025 11:48
  • Autor: Fonte: https://www.novaodessa.sp.gov.br/

“O que você tem feito pelas crianças da sua cidade?” Criador da Política Municipal Integrada pela Primeira Infância de Nova Odessa, que envolve todas as esferas do Poder Público, o prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho) participou na terça-feira (13/05/2025) do lançamento da Campanha “Fazer o Futuro Sorrir”, do TJ-SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo), de valorização da Primeira Infância.

 

Um dos destaques do evento foi a apresentação do rap que leva o nome do projeto, interpretada por Renan Inquérito em parceria com o Coral de Crianças do Instituto Anelo de Campinas – e de autoria da juíza da Infância de Nova Odessa, Michelli Vieira do Lago Ruesta Changman, e do próprio rapper.

 

O evento no Palácio da Justiça foi conduzido pelo presidente do TJ-SP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia. A canção, cujo videoclipe pode ser conferido em https://www.youtube.com/watch?v=ZvnZfr4Thx8, simboliza o compromisso coletivo com a escuta, o afeto e a promoção dos direitos da infância. O Projeto AFIN (Afeto na Infância – Você Afinado Com Seu Filho), idealizado pela juíza, é um dos parceiros do TJ-SP na campanha.

 

“Essa campanha valoriza a Primeira Infância e une Justiça, arte e políticas públicas em defesa dos direitos das crianças, com foco no cuidado, no afeto e no desenvolvimento humano desde os primeiros anos de vida. Este videoclipe é um exemplo de como a Cultura pode ser ferramenta de transformação social. Parabéns ao TJ-SP, à doutora Michelli e a todos os envolvidos por essa iniciativa tão necessária. Nova Odessa segue firme na construção de um futuro mais justo, humano e afetivo para nossas crianças”, comentou o prefeito Leitinho.

 

A canção nasceu a partir de um poema escrito pela magistrada, com a intenção de inspirar uma composição musical no estilo rap e amplificar, por meio da arte, a mensagem de proteção e cuidado com a infância. Participam, ainda, a regente Júlia Toledo e os músicos Pop Black, Índio e pequena Helena.

 

Orientadora do Nippi (Núcleo de Interlocução de Políticas para a Primeira Infância), a juíza falou sobre o processo de composição da letra e o lançamento do portfólio interativo de políticas públicas que reúne materiais sobre o tema. “O nome foi pensado na intenção de inspirar uma canção nesse estilo musical, dada que é instrumento de resistência cultural e política nas populações mais vulneráveis. Cada compartilhamento deste clipe é uma esperança de que mais crianças poderão fazer o futuro sorrir”, afirmou Michelli.

 

Renan Inquérito agradeceu a parceria com o Judiciário paulista e realçou os impactos da arte para as crianças. “Obrigado por acreditarem no hip hop como uma ferramenta de transformação e interferência social. Nós usamos o hip hop como uma ferramenta pedagógica e trazemos para as crianças que ele é um super-herói com quatro superpoderes: cantar, tocar, brincar e dançar”, discursou.

 

A campanha do TJ-SP é voltada à valorização da Primeira Infância, período que abrange os seis primeiros anos de vida, considerado decisivo para o desenvolvimento humano. A iniciativa propõe uma reflexão sensível sobre a necessidade de engajamento para a criação de ações e políticas voltadas ao desenvolvimento infantil saudável e digno. Também ressalta os direitos das crianças nessa fase essencial da vida: crescer em um ambiente verdadeiramente afetivo, que favoreça não apenas o bem-estar emocional, mas também o desenvolvimento físico, cognitivo, mental e motor.

 

1ª INFÂNCIA

 

Pioneira e viabilizada através de um trabalho conjunto entre os poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, a partir do trabalho desenvolvido pela juíza, a Lei Municipal nº 3.476, que “Institui a Política Municipal Integrada pela Primeira Infância de Nova Odessa”, foi proposta e sancionada pelo prefeito Leitinho em 2021