Notícias

FIM TRISTE: Toyota fechará fábrica no interior de SP após 27 anos, com 1,5 mil funcionários.

Inaugurada em 1997, a fábrica é responsável por produzir o Corolla sedã.
  • Categoria: REGIONAL
  • Publicação: 29/07/2025 15:47
  • Autor: Fonte: https://www.gazetasp.com.br/ - Leonardo Sandre
Após quase um ano da notícia de que a Toyota iria fechar a fábrica de Indaiatuba, a medida agora foi efetivada e já tem data marcada:  o fechamento vai ocorrer no segundo semestre de 2026.

Inaugurada em 1997, a fábrica é responsável por produzir o Corolla sedã, que agora será transferida para Sorocaba, também no interior paulista, de onde saem atualmente modelos como Corolla Cross, Yaris hatch e Etios (os dois últimos apenas para exportação).

Com isso, para a marca, não fazia sentido manter uma segunda fábrica para fazer só um carro. E a empresa vai concentrar os esforços em um único local. No momento, a planta está em obras de expansão.

Nova fase da Toyota no Brasil
O fechamento da fábrica de Indaiatuba e a ampliação da sede de Sorocaba fazem parte do planejamento de um novo ciclo de investimentos de R$ 11 bilhões que a Toyota anunciou até 2030. Com a quantia, a japonesa vai lançar produtos inéditos no Brasil.

Uma das principais novidades está prestes a ser lançada: o Yaris Cross, confirmado para outubro. O SUV compacto será o terceiro híbrido flex da marca e vai estrear a plataforma DNGA, uma versão simplificada (mas pronta para a eletrificação) da TNGA usada na linha Corolla. Assim, terá versões a combustão e híbridas. As medidas são próximas às de um Hyundai Creta.

A montadora também vai lançar em território nacional a van Hiace, um produto inédito, que terá o motor da picape Hilux e virá da Argentina.

Além disso, a Toyota também prepara o Corolla GLI hybrid, uma nova versão de entrada do sedã com sistema híbrido flex a um preço mais acessível, para substituir o Yaris sedã, já fora de linha.

A fábrica de Indaiatuba possui 1,5 mil funcionários.

Leia mais em: https://www.gazetasp.com.br/automotor/toyota-anuncia-fechamento-de-fabrica-em-indaiatuba-apos-27-anos/1160184/