Secretário alvo de operação contra fraudes em licitações é exonerado em Sumaré
Danilo de Azevedo Costa foi exonerado do cargo nesta quinta-feira (6), após ter sido alvo de um mandado de busca e apreensão cumprido pela Polícia Federal da Bahia, na casa dele.
- Categoria: SUMARÉ
- Publicação: 07/11/2025 14:41
- Autor: g1
O secretário municipal de Educação de Sumaré (SP), Danilo de Azevedo Costa, foi exonerado do cargo nesta quinta-feira (6), após ter sido alvo de um mandado de busca e apreensão cumprido pela Polícia Federal da Bahia, na casa dele.
Segundo a PF, o mandado foi cumprido em uma operação para desarticular organização criminosa suspeita de fraudes em licitações, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro. A PF não explicou a relação de Costa com os crimes investigados.
O pedido de exoneração foi feito pelo secretário e aceito pelo prefeito. Em nota, a Prefeitura de Sumaré informou que a investigação está relacionada a fatos ocorridos no Estado do Tocantins, período em que Costa exercia função pública naquele estado.
Segundo a administração municipal, não foram encontrados documentos, valores ou bens ligados à apuração. O telefone celular pessoal do secretário foi recolhido. A prefeitura afirmou que não há relação do caso com a atual gestão e afirmou confiar no trabalho da Justiça.
"O servidor permanece à disposição das autoridades competentes e manifesta absoluta convicção de que a verdade será esclarecida", diz a nota.
A ação foi um desdobramento da 8ª fase da Operação Overclean e a ordem judicial foi expedida pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
A PF informou que o material apreendido será submetido à perícia especializada, com o objetivo de aprofundar a apuração dos crimes e identificar outros envolvidos.
Leia Mais
27/11/2025 10:13
VLT de Campinas prevê ligação com Viracopos em 27 minutos
26/11/2025 09:17
Escândalo Educação Justiça coloca sob sigilo investigação contra ex-secretário da gestão Dalben
Processo apura fraudes e propina em contratos da gestão de Luiz ; PF aponta sobrepreço e direcionamento de licitações
26/11/2025 09:12
SEGURANÇA E EDUCAÇÃO: Sumaré forma 180 alunos do PROMAD na EMEF Neusa de Souza Campos
Programa municipal reforça prevenção às drogas e une escolas, famílias e poder público
26/11/2025 09:09
FISCALIZAÇÃO: Câmara pode abrir CEI para apurar indícios de fraudes na Educação
Presidente Hélio Silva sugere investigação legislativa após operações da PF em Sumaré
16/11/2025 13:26
R$ 28 mi: Organização que ofereceu cargo a Janja fecha acordo para COP-30, diz jornal
Em 2023, a OEI deu início a uma movimentação com o governo de Luis Inácio Lula da Silva para a criação de um cargo que seria ocupado pela primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja